quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Carros incendiados, trabalho incessante e pedido de desculpas aos alunos

Peço perdão aos meus alunos por ainda não ter postado o gabarito dos cadernos de exercícios. Como muitos já sabem, passei 44 horas acordado por conta dos ataques coordenados de traficantes no RJ. Felizmente, a ação policial começa a mostrar resultados e eu fico feliz em participar disso (os quatro primeiros bandidos presos foram autuados por mim, um dos quais preso em casa por uma equipe da 12a DP, na qual sou lotado). Ou seja, são circunstâncias extravagantes que, creio eu, justificam o atraso.

Aproveitando o espaço, gostaria de comentar a surpresa que tive ao constatar que comentários na internet e nos jornais impressos criticam a instalação das UPPs, creditando a elas a responsabilidade pelas incursões criminosas. É evidente que haveria reação dos bandidos, tolhidos em seus negócios outrora extramamente lucrativos. Todavia, mantê-los encastelados nas favelas seria relegar a população carente a um domínio tirânico dos traficantes e apenas adiar o inevitável confronto, quando os delinquentes se sentiriam suficientemente fortalecidos para tomarem as ruas. Assim, afigura-se como extremamente preconceituosa e de uma boçalidade absoluta a afirmação de que as favelas não deveriam ser pacificadas, mantendo-se os bandidos afastados do "asfalto".

De resto, cabe apenas a constatação de que as emissoras de televisão continuam apelando para opiniões óbvias dos policiólogos de sempre, os quais invariavelmente se baseiam em estatísticas falaciosas e mal-interpretadas para suas previsíveis constatações. Assim, arrumam uma bolsa como pesquisadores para monografias inócuas.

Abraços a todos.

11 comentários:

  1. Nossa professor, o Rj esta um caos, é só ligar a Tv que é uma desgraça atras da outra ! Parabéns pelo trabalho !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá professor, como aluna fico orgulhosa da sua atuação. Depois gostaria que comentasse sobre esse clima de terror que a mídia ajuda a provocar na população. Sabemos que a coisa não está boa, mas tenho sempre a impressão de que alguns jornais pintam a situação muito pior do que está, contribuindo para que as pessoas se sintam ainda mais inseguras e apavoradas. Por exemplo, o Globo online de ontem passou quase o dia inteiro com a chamada principal dando conta de que haveria um caminhão de explosivos pela cidade, prestes a ser detonado, o que depois foi negado pelo Secretário de Segurança. Se é verdade ou não, não sei, mas e se o secretário estiver certo (o jornal impresso reservou apenas um quadro para esta notícia hoje...), imagine quantas pessoas devem ter se desesperado com essa manchete... O último tópico da matéria Criminologia aborda justamente esse posicionamento dos meios de comunicação, quase sempre visando o lucro. Qual sua opinião? Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Bem, quanto ao caminhão de explsivos pelo RJ, posso afirmar que ele não existe. Depois comento o resto. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Professor, parabenizo pelo excelente trabalho realizado pelo Sr. e toda a sua equipe.
    De fato, é notório que a mídia sempre irá apresentar os fatos de forma especulativa, de forma a aumentar os fatos ou a omitir a verdade. Colacar a culpa na UPPs é mais fácil do que tentar explicar que a implatação das mesma acarretará em uma grande mudança nas comunidades (em todos os sentidos), e quando se fala em mudança (por incrível que pareça)causa um grande medo na sociedade, pois culturalmente, nossa sociedade é acomodada, então para quem mora em uma comunidade, mudar assusta, por isso, cria-se um pensamento que permanecer como estava seria bem melhor.
    Concordo com o Sr., no que diz respeito que não devemos permitir que a população carente permaneça sob um domínio tirânico.

    Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Prezado professor,

    ontem ia tirar uma duvida contigo, mas vi o quao estavas cansado; e ainda deu a aula ate tarde, preferi deixar pra depois.

    Não sei se ja viu essa carta, provavelmente ja. Mostra um grupo revolucionário de fato.

    http://robertatrindade.wordpress.com/2010/11/23/cv-cumpre-promessas/

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Professor hoje a Estácio de SJM não aplicará provas. Gostaria de saber se a sua prova de amanhã (processo penal I)também será adiada? Abraço e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  7. olá professor,
    Apesar de apreensiva estou tb.aliviada com a atuação de Estado como um todo.Depois de tantos anos varrendo o lixo para baixo do tapete resolveram fazer uma faxina geral.
    Professor, ignore certos comentários de quem se intutula "policiólogo" senta a "bunda"(desculpe-me pela expressão)numa cadeira de uma sala e faz análise utópicas.Acredito nas UPPs,e tudo que estamos vivendo agora é devido a omissão do Estado por muitos anos, mas acredito na atual Atuação do Estado,pelo menos quero acreditar.
    Sou moradora da Baixada Fluminense e vivo aterrorizada com tanta violência que vejo a cada dia.Penso que quem faz tal comentário não convive com tanta violência com nós ou gosta de fingir que está tudo bem.Verdadeiramente, não consigo entender tamanha ignorância.
    Voltando a atuação das Polícias estou adorando e torcendo para que tudo valha apena.Estou vendo o qto os "ratos" são organizados,nem plano de fuga fizeram.Adorei vê-los encurralados, aterrorizados....da mesma forma que eles fazem com a sociedade.PARABÉNS a toda POLÍCIA..."É isso aí pra cima deles"Fique com DEUS e que ELE proteja a todos nosso e pricncipalmente a TODA Polícia.DEUS te abençõe, nós precisamos de profissionais assim como o Sr. comprometiodo com o que faz. BJS
    AH!!! não precisa se desculpar....sou sua aluna de S.J.Meriti. No final tudo da certo....se não der é pq não chegou ao fim. BJS

    ResponderExcluir
  8. Adorei ver os "ratos" perderem território....Na Vila Cruzeiro....

    ResponderExcluir
  9. Querido Professor,
    só tenho que lhe desejar muita sorte nessa "Guerra" que estamos vivendo. Boa Sorte e tudo de bom. Mas, mudando de assunto, não esquece de mandar o gabarito do cardeno de exercícios de Tópicos de Direito Penal. desde de Já obrigada....Abçs... Vanessa Perasso, Aluna do Campus São João de Meriti.

    ResponderExcluir
  10. Gente, agradeço às mensagens de apoio. Os gabaritos serão paulatinamente publicados, pelo menos 12h antes de cada prova.

    Abs.

    ResponderExcluir