quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Sobre o uso de algemas

"Agente penitenciário é baleado por preso durante audiência em fórum de Sete Lagoas (MG)

Rayder Bragon
Especial para o UOL Notícias
Em Belo Horizonte

Atualizado às 21h56

Um agente penitenciário foi baleado na cabeça pelo preso que ele escoltava durante audiência no Fórum Desembargador Félix Generoso, na cidade mineira de Sete Lagoas (a 70 km de Belo Horizonte).
Segundo a Polícia Militar do município, o detento Maycon de Jesus Pereira, que estava sem algemas, conseguiu pegar a arma do agente e o acertou na nuca. Ele era ouvido por um juiz em audiência no local por volta das 17h desta terça-feira (1º), juntamente com outro detento.
O agente Wendrel Schwenck de Assis, de 29 anos, foi transferido em estado grave, de helicóptero, para o pronto-socorro João 23, em Belo Horizonte. Ele está sendo submetido a uma tomografia para os médicos avaliarem a extensão da lesão.
De acordo com um dos policiais que atenderam a ocorrência, o sargento Célio Lourenço, o preso fugiu pelo corredor do local e trocou tiros com outro agente penitenciário, que conseguiu dominá-lo após baleá-lo em uma das pernas.
Ainda de acordo com informações do sargento, ele foi encaminhado para hospital da cidade e submetido a cirurgia, mas não corre risco de morrer.
Ele estava detido na Penitenciária Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves (MG), e foi ao fórum para ser ouvido sobre acusação de roubo à mão armada que teria cometido em Sete Lagoas."


E aí, Ministro Gilmar? Vai arcar com as despesas hospitalares do agente baleado em serviço? Ou irá reconhecer que QUALQUER custódia de presos é perigosa por si só?

Um comentário:

  1. Prof. Bruno, realmente a súmula vinculante tem uma redação elitista ao estabelecer a desnecessidade de utilização de algemas. Não pensou o Ministro na possibilidade de ocorrer casos como o acima. Infelizmente no Brasil, vivemos com esse grande problema, enquanto o pobre ta sendo preso que algeme o condenado, quando começaram a prender "celebridades" Ex: Daniel Dantas. Aí algema fere a Dignidade da PEssoa Humana, o P. da Culpabilidade e por ai vai!!

    Bom, comentei apenas para nao perder o foco do texto, mas estou aqui para fazer justiça: Comentei com o Sr. na aula da Pós-Graduação da Estácio sobre a questão do Feto Anencéfalo e o que teria dito a PRofa. Cristiane Dupret. Obviamente a excelente profa. nao tinha se equivocado, mas ela apenas disse q estava com o relator (Min. Marco Aurélio), infelizmente nao detalhou da forma que o Sr. fez. Obrigado pelo aprendizado e espero encontra-lo em novas aulas e encontros na Pós.
    Abraços Carlos Eduardo (aluno Emerj e Pós-Estacio)meu e-mail para respostas: caduemerj@yahoo.com.br

    ResponderExcluir