domingo, 5 de setembro de 2010

Dicas cinematográficas: 5X Favela e Peixe Grande



Ontem fui ver "5X Favela: Agora por Nós Mesmos". Confesso que, apesar das críticas favoráveis, não alimentava qualquer expectativa quanto ao filme (não sei bem explicar o porquê). Assim, tive uma agradável surpresa: todas as histórias (em tempo: o vocábulo "estória" é um neologismo e nunca teve grande aceitação pelos estudiosos da língua) são excelentes - daquelas mais tensas, como "Concerto para Violino", àquelas divertidas e otimistas, como "Acende a Luz" e "Deixa Voar". Mas quero destacar especificamente as duas primeiras. "Fonte de Renda" me trouxe uma certa nostalgia, pois grande parte da narrativa se passa na Faculdade de Direito da UFF, onde passei alguns dos melhores anos da minha vida (é bem legal ver a sala de aulas que frequentei e a escadaria onde muitas vezes estive sentado em um filme nacional, sem contar que, em certo trecho, o filme menciona a livraria da universidade - na minha época era a livraria do Camilo - onde comprei boa parte de minha biblioteca). Só senti falta da sinuca e da cantina do Hogan, onde comi muito pastel de forno com mate e que eu nem sei se ainda existe. Agora, a pérola do filme é "Arroz com Feijão", do qual me abstenho de maiores comentários. Vejam e digam-me suas opiniões.

Aproveitando o ensejo, indico outro filme, este disponível em DVD: "Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas". Gosto muito da direção de Tim Burton, mas o filme vai muito além disso. No início parece um tanto estranho, porém no todo é cativante. Belíssimo.

Abraços a todos.

2 comentários:

  1. Todos os episódios são excelentes, embora Concerto para Violino destoe da proposta do curta-metragem, ao assumir um tom trágico e pessimista.
    Gostei do filme e o recomendo, é leve, bem dirigido e as soluções dos roteiros são interessantes.
    Concordo c/ vc, a pérola do filme é '' arroz c/ feijão''.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se a proposta do filme é ser leve. Acho que o objetivo é retratar a realidade das comunidades sob diversos aspectos, não só o da criminalidade, já tão batido no cinema. Mas certamente gostei mais dos episódios bem-humorados.

    Bjs.

    ResponderExcluir