segunda-feira, 25 de julho de 2011

Lesão corporal no esporte

"Jogador do Vasco leva voadora pelas costas e vai para o hospital em jogo de juniores - Futebol - UOL Esporte


"Durante uma briga entre jogadores do Sport e do Vasco, em partida válida pela Taça Belo Horizonte de Juniores, o goleiro Gustavo, do time pernambucano, aplicou uma voadora pelas costas em Elivelton, da equipe carioca. O impacto da agressão no pescoço fez com que o jovem atleta desmaiasse.

Elivelton foi levado às pressas para o hospital municipal na cidade de Barão de Cocais, em Minas Gerais. As primeiras informações dão conta de que o vascaíno está consciente, caminhando e conversando, e não foi constatada nenhuma anormalidade.

'Clinicamente ele está estável. O exame de raio-X não apresentou nenhuma lesão óssea', informou ao UOL Esporte o médico do Vasco, Vitor Pereira Alfradique. Elivelton passará a noite no hospital e na manhã desta terça-feira será transferido para a cidade de Itabira para novos exames.

O Sport divulgou que Gustavo foi demitido. 'Por conta da atitude tão desmedida, o arqueiro foi afastado do clube.'

Após a voadora, iniciou-se uma briga generalizada no campo e o árbitro encerrou a partida, vencida pelo Vasco por 3 a 1.

'Não deu para conversar com ele. Ele estava no chão, fica a preocupação, é um amigo, um companheiro. Foi uma covardia, uma atitude desumana, esse rapaz [Gustavo] tem que ser banido do futebol. O menino corre o risco de terminar em uma cadeira de rodas', declarou Morano, atleta do time cruzmaltino, em entrevista à Sportv.

Os próprios membros da delegação do Sport reprovaram o ato e pediram desculpas aos vascaínos no gramado.

'Tudo começou com uma falta, e não tinha motivo para uma briga dessa dimensão. Aí começaram agressões inúteis, e acabou assim, com o menino na ambulância. Agora esperamos receber notícias boas do médico para tranquilizar a família dele [Elivelton]', completou Morano."


Não há dúvidas de que, nesse caso, é possível a incidência do Direito Penal (em princípio, o crime é de lesão corporal leve, embora a confirmação dependa de exames médicos e periciais complementares). Nas competições esportivas, ou mesmo nas atividades de lazer, é comum que os praticantes suportem as mais diversas lesões, mormente nos esportes "de contato". Desde que sejam causadas dentro das regras do esporte (socos em lutas de boxe, golpes permitidos de artes marciais etc.) ou que se caracterizem como desdobramentos naturais da atividade (por exemplo, faltas no futebol, acidentes automobilísticos em manobras arriscadas), não existe crime, pois a conduta é materialmente atípica (não há a criação de riscos proibidos). No evento em apreço, contudo, a agressão extrapola os limites da razoabilidade e da normalidade, possuindo nítido caráter criminoso.

Abraços a todos.

Um comentário: